Entrevista para ESPN: Tiago fala sobre seu bom momento no Spurs

 


Depois de vencer o New Orleans Hornets ontem (23), Tiago Splitter concedeu uma entrevista por telefone para rádio ESPN Brasil, que foi ao ar hoje a tarde (24).
Você pode ouvir a entrevista na íntegra no site da ESPN, basta clicar aqui. Mas, se preferir, você pode ler abaixo:

ESPN - Na vitória de ontem sobre o New Orleans Hornets, você acredita que teve a sua melhor atuação na temporada, até agora?
Tiago Splitter: Eu acho que foi uma das minhas melhores atuações. Tive a felicidade de jogar bem. E aproveitei que o Duncan não jogou... Então foi um pouquinho mais fácil (risos)

ESPN - Demorou para o Popovich te colocar como titular hein? (brinca)
Tiago Splitter: É! (risos)

ESPN - Mas nós estamos contentes aqui, acompanhando a temporada espetacular que você vem fazendo...
Quando se sai do banco e consegue-se a condição de ser titular, é claro que o psicológico cresce e você tem uma moral para jogar. Na ausência do Duncan, o jogo foi muito bom para você, então conta pra gente, como foi o jogar ontem?
Tiago Splitter: Olha, acho que foi difícil. A gente não vinha jogando bem contra eles, ontem também não foi fácil. O Tony Parker fez um grande jogo, eu acho que ele conseguiu comandar o time muito bem e consequentemente me achou muitas vezes, inclusive nas jogadas de pick and roll, nós aproveitamos a situação muitas vezes, exploramos muito o jogo e tivemos a felicidade de ganhar.

ESPN – Observando você dentro de quadra. Hoje te vemos muito mais confiante, com uma condição física muito boa. Então queria que você dissesse como você está nessa temporada em relação as duas anteriores.
Tiago Splitter: Tudo vem junto. Se você joga poucos minutos é difícil você ficar em forma, porque temos muitos jogos seguidos e pouca chance de treino. Então, confiança, condição física, minutos em quadra, andam juntos. Quando um atleta tem mais minutos na quadra, ele se sente melhor e pode render mais.

ESPN – Você está no seu último ano de contrato com o San Antonio Spurs e a gente queria saber se já está acontecendo conversas a respeito da sua renovação, ou se ainda não aconteceu. E se o seu desejo é permanecer em San Antonio, ou procurar outro time.
Tiago Splitter: Não houve conversas ainda, até porque só iremos falar a respeito disso lá pra junho, julho e também não faz parte da característica do Spurs, falar com seus atletas a respeito de questões contratuais no meio da temporada. E nem eu quero me preocupar com isso agora. Mas, o Spurs é o time que eu estou me sentindo bem e eu tenho vontade de permanecer aqui.

ESPN – O San Antonio Spurs tem 34 vitórias e 11 derrotas, atualmente se encontra na segunda colocação da Conferência Oeste. Projetando essa briga do lado Oeste, a briga pelo título da conferência fica entre Spurs, Thunder e Clippers, ou você acha que mais algum outro time também pode chegar, como até quem sabe o Los Angeles Lakers?
Tiago Splitter: Não, acho que a briga vai ficar entre esses três times mesmo. Talvez Memphis e Golden State, que vem com um bom número de vitórias e derrotas possam brigar pelo título. Mas acho que fica entre os três primeiros colocados atuais.
Já os Lakers não, eles não se encontram em um bom momento, é muito complicado que eles consigam ganhar um título na temporada regular, porque claro, se eles conseguirem se classificar para os playoffs é um time perigoso e tem grandes jogadores que podem conseguir qualquer coisa.  

ESPN – Como é o ambiente na equipe do Spurs? Vocês saem juntos? Ou só se reúnem na hora de treino, na hora de jogo?
Tiago Splitter: É diferente de jogar na Europa ou na Seleção Brasileira. Aqui fora dos jogos, dos treinos, cada um tem liberdade de comer onde quiser, ir para onde quiser, não há nenhuma restrição do time, então cada um vai para seu canto e faz o que quiser. Mas aqui em San Antonio a gente tem um grupinho que sai para jantar junto, ou quando viaja vai dar uma volta na cidade que a gente não conhece. É um ambiente bem legal e nós temos uma amizade muito boa dentro do time.

ESPN – E quem é a sua turma aí? Os Europeus?
Tiago Splitter: É, na verdade nós chamamos nosso grupo de United Nations (Nações Unidas), aí somos eu, Manu Ginobili, Boris Diaw, Tony Parker, Patty Mills. São mais os jogadores internacionais, então a gente se une e vai dar uma volta.

ESPN – No jogo contra o Philadelphia 76ers, no finzinho da partida, estavam os reservas em quadra e os Sixers apertaram. Então, o Pop colocou todos os titulares de volta para a quadra. E outro dia, Charles Barkley disse que se o San Antonio quer chegar em algum lugar, a sua contribuição vai ser muito importante, pensando aí em playoffs, finais de conferência, final de NBA. O que você acha disso?
Tiago Splitter: Eu acho que, em relação a fases finais todo mundo tem que jogar bem, porque você vai estar brigando contra grandes equipes. Jogando provavelmente contra o Oklahoma City Thunder, Miami Heat. Nesses momentos eu, Tony, Tim, Manu enfim, todo mundo tem que estar jogando bem, dando o seu melhor, para que se possa disputar um título.

ESPN – Anderson Varejão estava vivendo um momento maravilhoso, mas teve lesão e logo depois ficou internado com o problema no pulmão. Você tem falado com ele? E com o Leandrinho que não vem vivendo um bom momento no Celtics?
Tiago Splitter: Sim, eu tenho falado com os dois. Infelizmente o Anderson teve lesão e esse problema no pulmão, mas está tudo sob controle com o Anderson e isso é o mais importante, a saúde. Não adianta abaixar a cabeça e ele não é um cara assim e sei que ele vai estar bem para a próxima temporada. Já no caso do Leandrinho, o Celtics não vive um bom momento, ele tem poucos minutos em quadra e não está fazendo a temporada que ele gostaria, então é uma situação complicada, que às vezes acontece nos times e ele vai ter que ser paciente.

ESPN – Você joga ao lado do Tim Duncan que é um dos maiores ala-pivô da história da NBA, muitos defendem isso. E agora tem o Anthony Davis, que você já enfrentou algumas vezes e muitos dizem que ele também tem chances de ser um grande ala-pivô no futuro, assim como o Duncan. Então o que você pode falar do Anthony Davis?
Tiago Splitter: Ele tem talento, forma física, tem tudo o que é preciso para ser um grande jogador. Claro que ele é novo e não tem o mesmo peso que o Duncan tinha nos ombros nas suas primeiras temporadas, mas ele tem talento e tem chance de mostrar isso na NBA.

ESPN – Sobre o futuro, é claro que você já disse que não vai falar das questões contratuais agora, mas de qualquer maneira, com tudo resolvido. Você vai participar do torneio classificatório para o mundial com a Seleção Brasileira?
Tiago Splitter: Olha, eu realmente não tomei uma decisão. Todo mundo ainda tem que ver o que vai ser feito a respeito de salário e outras coisas. Então, realmente tenho que esperar até o fim da temporada para saber o que vai acontecer. É claro que eu quero estar com a seleção, é claro que eu quero jogar com meus companheiros, mas quero esperar para tomar alguma decisão.

ESPN – Tiago, muito obrigado pela entrevista. Boa sorte na sequencia da temporada, estaremos acompanhando aqui nos canais ESPN e todo o público brasileiro estará torcendo por você e para os outros brasileiros também. E como você sabe, aqui no Brasil cada um já tem seu time na NBA.
Tiago Splitter: Com certeza. Valeu, um abraço para todos aí!


Agradecemos ao Draft Brasil por ter mandando o áudio da entrevista para a gente no Twitter.

Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.